quarta-feira

Bike Fixa





Uma Bike Fixa ( ou Fixed Bike, se vc quiser pesquisar mais na net...) é uma bike onde o engrenamento entre pedal e roda é permanente. Ou seja, para ficar mais fácil: Pedal, Pé de vela, coroa, corrente, pinhão, roda e pneu estão o tempo inteiro rodando junto. Nunca Param!

E é claro, se vc estiver nela, suas pernas entram nesta jogada e desde o pneu da bike até a sua cintura, é tudo uma máquina só! Nada para. Nunca. Até que se pare a bike.

Da mesma maneira que na Python, que cheguei até ela pois queria montar uma reclinada, nesta aqui, acabei descobrindo elas por procurar uma " single speed" ou mono marcha.

Eu vi várias no exterior e gostei do visual muito limpo e da mecânica muito simples.

Mecânica simples se reflete em peso reduzido porque se evita de carregar muito aço e plástico de carona na bike.


A segunda razão é que acabei chegando a conclusão de que as bikes de 10 marchas que apareceram no Brasil no final dos anos 70, e as MTB com suas 18, 21 ou 30 marchas foram as responsáveis por eu ter perdido a força que tinha nas pernas. Antes delas se andava com bikes mono marcha e nem por isso se deixava de ir a algum lugar. É mais ou menos o que aconteceu com o celular: Antes vivíamos sem ele e agora não se sai de casa sem ele.


Por isso resolvi montar uma single speed com uma Monark 10 que eu tinha em casa (desde 1981). Para deixar o visual ainda mais limpo, optei pelo freio contra-pedal.

Ela ficou muito boa e leve. Legal de pedalar!!



Depois disso resolvi experimentar uma fixa e com outro quadro dos anos 70, montei ela.

5 comentários:

  1. The difference between men and boys is the size of their toys, he,he,he
    Gigi

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Qual pedivela você usou nessas monark? Estou em dúvida por ser monobloco, botar ou não aquele movimento central transformer da rodan e pedivela sugino. Não sei se funciona.

    ResponderExcluir
  3. Caro Johannes, na Monark preta, eu usei o pedivela original, dela, monobloco, o que acho que nao afeta o projeto. Na verde que é a que estou usando coloquei um Sugino. É mais estiloso, de aluminio, deve ser mais leve, etc. Vc pode me explicar o que é este transformer da rodan? Qualquer duvida pode escrever para trocarmos idéias, Abracos, Joao

    ResponderExcluir
  4. Na verdade é um movimento central de eixo quadrado 45mm, para poder utilizar o pedivela, tipo o sugino. Para testar o projeto single speed vou somente usar outra coroa no pedivela original para ver como fica. Ah.. belas bicicletas!

    ResponderExcluir