terça-feira

Alimentação na pedalada

Atenção: Este post é de um amador para outros amadores. Foi preparado com base em experiências próprias e algum material lido em revistas. Poderá ter alguma utilidade para ciclistas iniciantes que gostem de cicloturismo.

Se você é um ciclista de alta performance e que compete ou tem interesse em competir, certamente irá discordar do texto pois prefere outro tipo de alimentação, ou com certeza conhece algo melhor e mais eficiente.( Sou do tempo que gel se passa no cabelo)

Como no cicloturismo ou nas pedaladas de final de semana não estamos preocupados com alta performance, acredito que os interessados vão achar aqui boas dicas.

Desde 2001, quando fiz minha primeira viagem, tinha dúvidas quanto à esta questão.

Naquele tempo, como não havia conversado com ninguém a respeito disso, optei por fazer um café bom pela manhã e ao longo do dia comer somente barras de cereais e bananas (quando possível) além da água. Decidi que almoçar não seria uma boa idéia porque iria acabar com a minha tarde de pedalada.

Ao final da jornada do dia, aí eu mandava ver aquela janta, geralmente um grande prato de massa.

No Audax que participei ( e não encerrei ) em Criciúma em Maio de 2010, levei comida para ficar uma semana pedalando... Isso acabou me prejudicando também pelo peso desnecessário.

O momento de comer:

Outra coisa que notei neste Audax e já li a respeito também é sobre o momento de beber ou comer. Alguns explicam que não existe um momento certo, mas a regrinha básica é beber água antes de se ter sede e comer antes de se ter fome. Na matéria que vou anexar existe a explicação técnica para isso, mas em resumo o que se deve cuidar é que a fome causa a exaustão não só física como do cérebro também, e ele é o responsável pela nossa capacidade de raciocínio, de tomada de decisão, de ter ou não reflexos, etc.

O fato de nos permitirmos ficar com fome, ás vezes por não se querer perder tempo, pode nos cobrar um custo maior como uma completa exaustão física ou um desânimo em se seguir ou não em uma prova ou uma pedalada por diversão.

A partir do momento que já nos conscientizamos que não podemos ficar com fome, e que precisamos nos alimentar antes da fome aparecer, agora precisamos ter a quantidade certa de alimento.

O quanto comer:

Antes de mais nada, antes de falar em números, a regra que cada um poderia seguir é comer o necessário para manter o ritmo, a força e o bom humor.

Mas caso você seja uma pessoa que como eu que busca um porquê em números, ou que não tem nenhuma idéia do que levar e gostaria de ter uma noção, aí vão uns números que tirei de uma reportagem da Revista Runners de Dezembro de 2010.

Primeiro conselho: Tudo começa a partir dos primeiros 75 min. Até lá seu organismo vai provendo a energia com o seu café da manhã...

Na matéria eles dizem que devemos consumir de 100 a 250 cal por hora, a partir da primeira hora de corrida.

Agora começam as ressalvas: Veja bem, se trata de corrida. Ciclismo vale? É claro que para passear com as crianças no parque a 5 km/h não será necessário levar um Nutry. Acredito que estes números são uma boa base e vão variar de acordo com o ciclista. Um corpo de 110 kg certamente vai precisar mais energia por hora que uma ciclista com 56 kg. Pense bem: Considerando que são duas máquinas e andam sobre bikes de 10kg. Uma delas terá que fazer se mover um conjunto de 120 kg ( homem + bike) e a outra somente 66 kg.

O ritmo também vai influenciar: O mesmo ciclista acima com seus 110 kg vai consumir muito mais energia subindo a Serra da Graciosa em Curitiba do que descendo a BR 277 em direção a Joinville.

Já percebi que estes valores se aplicam para mim e quem sabe podem se aplicar a você também.

Acesso ao alimento:

Para não deixarmos para depois e para depois, deve ser fácil pegar o alimento, abrir e comer.

(Vou falar das fixas em outro momento, mas a primeira reação para se abrir um chocolate é parar de pedalar e na fixa isso é impossível. )...





segue...

Nenhum comentário:

Postar um comentário